PROJETO PEDAGÓGICO COLÉGIO SINODAL TRAMANDAÍ

O Colégio Sinodal Tramandaí concebe o Projeto Pedagógico como um rumo, um horizonte, um ideal que se quer alcançar. Como um instrumento norteador de toda a ação, que revela uma concepção de mundo, uma concepção de educação, uma concepção de homem-cidadão e apresenta a definição de princípios, fundamentos, objetivos, metas, organização do processo de aprendizagem, organização administrativa e pedagógica, processos de avaliação da aprendizagem e da própria instituição.

A proposta pedagógica do Colégio Sinodal Tramandaí persegue a construção do conhecimento, enfatizando de forma especial o desenvolvimento de competências e habilidades mentais. Sendo que:

• Propaga o desenvolvimento do raciocínio lógico, da autonomia e da criatividade;

• Oportuniza o ato pedagógico inovador, que enfatiza a leitura, a pesquisa e a investigação em todas as áreas do conhecimento;

• Propicia um bom relacionamento professor/aluno, objetivando o desenvolvimento afetivo das e entre as pessoas;

• Oferece constantes oportunidades de aprimoramento a seu corpo docente;

• Investe em um conceito moderno e atualizado de recursos pedagógicos;

• Valoriza o aprendizado de línguas estrangeiras, como forma de facilitar a compreensão do mundo e de qualificar a preparação do aluno para o mercado de trabalho;

• Compromete o aluno com os valores éticos, políticos, sociais, científicos e estéticos da sociedade em que está inserido;

• Fundamenta suas ações pedagógicas em aspectos formativos e informativos que são desenvolvidos numa dimensão cristã, humanística, científica e tecnológica.




MISSÃO

A missão do Colégio Sinodal Tramandaí é ofertar educação humanizadora, fundamentada nos princípios cristãos, valorizando a vida e a aceitação da diversidade, de forma continuada e sustentável.




PRINCÍPIOS

• Valorização da vida

• Preservação do Meio Ambiente

• Ética

• Solidariedade

• Visão Crítica

• Autonomia




OBJETIVO BÁSICO

"Como escola comunitária evangélica, buscamos o desenvolvimento da criatividade, do espírito crítico e da integridade da pessoa humana, na dimensão de sua vocação para servir".




PRINCÍPIOS BÁSICOS

O Colégio Sinodal Tramandaí é uma instituição comunitária, isto é, ligada a uma comunidade de fé evangélica, dentro de uma instituição maior, que é a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB. Sua fonte de orientação na fé é o Evangelho de Jesus Cristo, na forma das Sagradas Escrituras do Velho e do Novo Testamentos.

O processo pedagógico da Instituição busca se orientar por alguns princípios bíblico-teológicos, a saber:

• O ser humano é amado por Deus.

• O mandamento do amor é o princípio básico da pedagogia do Centro. Dele derivam todos os demais.

• Educador e educando se reconhecem como criaturas do Deus, que é Senhor da existência.

• O processo educativo é uma caminhada conjunta do educador e do educando, que vivem da e na mesma graça e do perdão.

• Os valores teológicos devem ser traduzidos para a prática pedagógica de todas as atividades escolares.

• O Centro se reconhece como passível de falhas, de erros; por isso, como toda instituição cristã, carece de perdão.




ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA

O Colégio Sinodal Tramandaí possui a seguinte organização:

Turno da Manhã: Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio

Turno da Tarde: Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano)




MATRIZ CURRICULAR - ENSINO FUNDAMENTAL
ANOS INICIAIS - VIGÊNCIA 2017
Áreas do Conhecimento Componentes Curriculares 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO
Linguagens e Códigos e suas Tecnologias Língua Portuguesa - - - - 4
Língua Inglesa* 1 1 1 1 1
Educação Física* 1 1 1 1 2
Música* 1 1 1 1 1
Artes Visuais - - - - 1
Ciências Humanas e suas Tecnologias Ensino Religioso* - - - - 3
Ciências Humanas - - 1 1 1
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ciências Naturais - - - - 2
Matemática e suas Tecnologias Matemática - - - - 4
Informática* - - - 1 1
TOTAL   20 20 20 20 20
Atividade Complementar (gratuita) Coral Infantil

 

MATRIZ CURRICULAR - ENSINO FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS - VIGÊNCIA 2017
Áreas do Conhecimento Componentes Curriculares 6º ANO 7º ANO 8º ANO 9º ANO
Linguagens e Códigos e suas Tecnologias Língua Portuguesa 5 5 5 5
Língua Inglesa 2 2 2 2
Educação Física 2 2 2 2
Música 1 1 - -
Artes Visuais 1 2 2 2
Ciências Humanas e suas Tecnologias Ciências Humanas 4 4 - -
História - - 2 2
Geografia - - 2 2
Ensino Religioso 1 1 1 1
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ciências Naturais 3 3 3 -
Química - - - 2
Física - - - 2
Matemática e suas Tecnologias Matemática 5 5 5 5
Desenho Geométrico - - 1 -
Informática 1 - - -
TOTAL   25 25 25 25
Atividade Complementar (gratuita) Teatro / Grupo de Canto / Libras

 

MATRIZ CURRICULAR - ENSINO MÉDIO
VIGÊNCIA 2017
Áreas do Conhecimento Componentes Curriculares 1ª SÉRIE 2ª SÉRIE 3ª SÉRIE
Linguagens e Códigos e suas Tecnologias Língua Portuguesa 3 3 4
Produção Textual - 1 1
Literatura 2 2 1
Língua Inglesa 2 2 2
Educação Física 2 2 2
Artes Visuais 2 - -
Ciências Humanas e suas Tecnologias História 2 2 2
Geografia 2 2 2
Filosofia 1 1 1
Sociologia 1 1 1
Ciências da Natureza e suas Tecnologias Biologia 2 3 3
Química 2 3 3
Física 3 3 2
Matemática e suas Tecnologias Matemática 5 4 5
TOTAL   29 29 29
Atividade Complementar (gratuita) Projeto de Ação Comunitária – 15h/a - obrigatório
Projeto Vocacional – 15h/a - obrigatório
Teatro (optativa)
Língua Espanhola (optativa)