O ar existe ?

Para aprofundar a discussão sobre a existência do ar as professoras apresentaram aos alunos do 2° ano duas experiências. Na primeira apresentaram uma bacia de vidro transparente, 1 copo de vidro transparente e uma folha de papel amassado.

Diante dos alunos a professora amassou o papel colocou no fundo do copo e virou-o dentro da bacia cheia de água. Pediu que observassem e depois questionaram: Por que o papel não desceu? Tirou o copo com papel de dentro da bacia e questionou: -Por que o papel não molhou?

Os alunos levantaram várias hipóteses. As respostas foram fantásticas. Falaram que o ar exerceu pressão e por isso o papel não desceu e nem molhou. O aluno Felipe falou que era só bater no copo que o papel cairia. Então a professora o convidou para bater no copo. E ele o fez e o papel não caiu. Após a experiência os alunos fizeram o registro no caderno.

Na segunda atividade realizada uma garrafa pet foi cortada no fundo e no seu gargalo foi colocado um balão. Assim que a professora emergiu a pet com o fundo aberto dentro da bacia com água, foi possível observar o balão encher de ar, imediatamente as crianças vibraram, falando que tinha ar na água e por isso encheu o balão. Logo após os alunos fizeram o registro no caderno e escreveram sobre o que entenderam .